Ecologia Humana Integrativa

A ecologia dos seres humanos

Ecologia Humana pode ser entendida de duas formas, primeiramente como um campo de saber científico interdisciplinar que visa estudar as relações entre homem e natureza. A outra forma de entender, é que cada espécie no planeta Terra tem sua “ecologia” própria; assim como os diversos ambientes também. Por isso se pode dizer: a ecologia marinha, a ecologia vegetal, a ecologia do peixe-boi ou a ecologia do cupuaçu.

Portanto, existe uma ecologia dos seres humanos, na qual convivem indivíduos dessa espécie peculiar de primatas, o ambiente por eles alterado e, ainda, outros seres vivos. Mas as relações entre os humanos e, entre eles e os demais seres e o meio circundante, são mediadas por uma capacidade diferencial: uma organização social complexa e a produção de um conjunto de representações simbólicas, por força da linguagem.

Integralidade: corpo, mente, espírito e sociedade.

O ser humano compõe uma rede que envolve ele, o ambiente natural, o ambiente construído e outros seres. O corpo do ser humano é, na verdade, um ecossistema composto por células humanas e outros organismos: bactérias, vírus, fungos, parasitas entre outros. O humano tem, por assim dizer, uma ecologia do seu próprio ser, na qual partes distintas se entrelaçam para formar um ser integral: corpo, mente e espírito.

São muitas as dimensões da ecologia total dos humanos: social, biológica, biofísica, psicológica, cultural e espiritual. Pode-se dizer que o homem tem uma natureza “ecobiopsicossocial”. Essas dimensões foram paulatinamente, ao longo da história da civilização humana, sendo tratadas de forma separada. Essa divisão ocorreu, sobretudo, no Ocidente. A disseminação do mecanicismo, alguns excessos da cientificidade, do materialismo e a globalização tem feito com que esse aspecto dissociativo tome de conta de todos os aspectos de nossas vidas.

 

É urgente que a ecologia dos seres humanos possa ser novamente tratada em sua integralidade. Cuidar do corpo é bom; ao cuidar da mente, cuida-se do corpo em conjunto. Quantas doenças tem se provado ter origem na mente!? Melhores da mente, bem supridos no corpo, as pessoas podem viver melhor suas relações sociais. Mais difícil parece, ainda hoje, reunir num só cuidado, a dimensão espiritual com as demais. Talvez ela seja apenas uma parte de tudo aquilo que o ser humano é, mas não sabemos explicar racionalmente.

Agora você sabe porque...

Zoe é Integrativa.
Zoe é Ecologia Humana.

Fenômenos, que antes eram mistérios restritos da religião, podem ser acessados por meio de formas de trabalhos terapêuticos e outras experiências vivenciais harmônicas. É por isso que Zoe é Integrativa. É por isso que Zoe é Ecologia Humana. Porque, por uma rede de colaboradores, desejamos oferecer cuidados ao corpo, à mente e ao espírito, dando-lhes mais vida de forma integrada.

 

Assim forma-se outra ecologia, ou melhor, sara-se a ecologia anteriormente doente e deixa-se que se manifeste a ecologia integral de seres humanos saudáveis.

O que é "zoe"?

Entenda o significado na
palavra grega "zoe".

Fundadores

Conheça os fundadores e a história de criação da rede Zoe Integrativa

Missão, visão e valores

Somos uma empresa
com propósito.

©  2019 por Zoe Integrativa  | www.zoeintegrativa.com

Terapias Integrativas e Constelação Familiar

Tel: (81) 9.8422-2319

  • Facebook
  • Instagram

Recife, Pernambuco, Brasil